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CONSULTA

O que é uma consultoria em TI e a sua importância

TI e qual a sua importância?

À medida que o tempo passa novas tecnologias vêm surgindo, impactando a vida das pessoas e, principalmente, das empresas.
Com o aparecimento de tantas novidades, empresários(as) e gestores(as) devem estar sempre atentos a elas, implementando em suas empresas o quanto antes. É justamente nesse momento que entram em destaque os benefícios que uma consultoria em TI pode proporcionar aos negócios.Pensando nisso, veja abaixo o que é consultoria em TI, suas principais funcionalidades e atribuições. Continue lendo e entenda a importância para o seu negócio!

O que é uma consultoria especializada em TI?

Basicamente, uma consultoria em TI é um serviço especializado que tem por objetivo fornecer suporte em diversas questões relacionadas à tecnologia. Nesse sentido, esses serviços incluem o auxílio no mapeamento de necessidades, planejamento de projetos e execução das estratégias utilizando ferramentas tecnológicas.Por isso, ao contratar um software de service desk, por exemplo, o acompanhamento da consultoria é fundamental para garantir o sucesso do projeto. Além do fato que a equipe especializada de consultoria em TI, por ter experiência com outras empresas, já está habituada às melhores práticas de gestão do mercado e está sempre pronta para fazer as orientações e sugestões, de acordo com a realidade de cada cliente.

Como funciona o processo de implementação

Como funciona o processo de implementação de uma consultoria em TI?
Processos de serviços internos gerais, como Central de Serviços (CSC), Gestão de incidentes, Gestão de Mudanças, Gestão de Problemas, Gestão de ativos e atividades rotineiras das equipes dos nossos clientes são exemplos do que pode ser implementado com uma consultoria em TI. O processo de implementação funciona da seguinte forma:

Benefícios de uma consultoria em TI

Com a consultoria em TI, a empresa consegue formalizar e estruturar de maneira adequada todos os chamados e serviços que ela oferece, tanto internos quanto externos.“Isso ajuda na maturidade dos processos que a empresa utiliza, atendendo melhor, tendo uma visão mais ampla sobre os serviços que oferecem e em quanto tempo oferecem”, explica YMILENIO.
Além disso, o consultor acrescenta que também ajuda na identificação de melhorias que se pode implementar, tendo um impacto interno nas equipes e redução de custos, “assim também contribui para a economia dos nossos clientes”

  • 1) Descoberta das necessidades da sua empresa

    1) Descoberta das necessidades da sua empresa
    O passo inicial da implementação é da consultoria em TI é avaliar as necessidades específicas da sua empresa. Por isso, o primeiro passo é conhecer bem o negócio e criar um plano de implementação direcionado para cada necessidade do empreendimento.

  • 2) Fornecimento e configuração de softwares

    2) Fornecimento e configuração de softwares
    O passo seguinte é fazer a instalação dos softwares e executar as configurações necessárias para que o sistema possa atender as suas necessidades. Nesse caso, a equipe de consultoria trabalhará em conjunto com seus colaboradores para otimizar as funcionalidades dos softwares.

  • 3) Capacitação dos usuários finais

    3) Capacitação dos usuários finais
    Por fim, a prestadora de serviços capacitará os seus usuários finais. O foco, nesse caso é tornar os colaboradores da sua empresa autossuficientes na operação dos sistemas. Para tanto, algumas consultorias em TI oferecem um portal de autoatendimento para seus clientes.